Recupere o equilíbrio entre corpo e mente através da acupuntura e terapias complementares.
A acupuntura é uma terapia milenar, originária da China, que visa restabelecer o equilíbrio do corpo com a inserção de agulhas em pontos específicos que desencadeiam efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a acupuntura como uma terapia complementar eficaz em diversas doenças. Durante o processo é possível utilizar recursos que complementam significativamente o tratamento do acupunturista, como a ventosaterapia, moxaterapia e auriculoterapia a depender da indicação clínica do paciente.
A auriculoterapia concentra-se na estimulação de pontos na orelha relacionados a diversas funções corporais, permitindo um tratamento mais focalizado e diagnóstico adicional.
A moxaterapia utiliza o calor em pontos de acupuntura, promovendo a melhora do fluxo energético, restabelecendo o equilíbrio principalmente em quadros de deficiência de energia.
Já a ventosaterapia envolve a aplicação de copos de sucção em pontos previamente selecionados para aliviar tensões musculares e melhorar a circulação, sendo útil para dores musculares e inflamações articulares, dentre outros.
Juntas, essas terapias complementares expandem as opções de tratamento da acupuntura,o que permite resultados mais eficazes e abrangentes.
Fisioterapeuta com 25 anos de experiência e mais de 20 anos de prática como acupunturista com formação pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (ABACO), treinamento dos seis movimentos de cura Qi Gong e curso de aprofundamento em Medicina Chinesa pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Qi Gong e Terapias Orientais – HEIWA, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com vinculação ao Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos (GMPI). Na busca de outras práticas integrativas que levam em conta a individualidade e a visão não fragmentada do paciente, realizou o curso de Reeducação Postural Global (RPG) pela Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global, tendo sido aluna do criador do método o francês Philippe Souchard e Pilates pela Metacorpus com cursos avançados de “Pilates no Treinamento Neuromuscular” e de “Pilates no Tratamento das Patologias da Coluna”.
“Acredito e priorizo a associação da prática profissional sensível e humanizada, que leve em conta as necessidades individuais, alicerçada em evidências científicas, para alcançar a melhora da qualidade de vida dos pacientes, acolhendo e respeitando o tempo deles.”
A auriculoterapia concentra-se na estimulação de pontos na orelha relacionados a diversas funções corporais, permitindo um tratamento mais focalizado e diagnóstico adicional. Auxilia a manter o resultado do tratamento da acupuntura por mais tempo.
Quais doenças a auriculoterapia trata?
Dores agudas (fraturas, contraturas, distensões musculares), dores crônicas (reumatológicas, neuropáticas, enxaqueca, osteoartrite), insônia, ansiedade, depressão, distúrbios hormonais, TPM, retenção de líquido, infecção urinária, problemas respiratórios, problemas cardíacos, dores em articulações (joelhos, ombros, tornozelos, mãos), tendinite, etc.
A moxaterapia é uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura, utilizando dentre outros recursos, um bastão de ervas medicinais como a artemísia, promovendo a melhora do fluxo energético, restabelecendo o equilíbrio principalmente em quadros de deficiência de energia.
Quais dores podem aliviar com a moxaterapia?
Dores nas costas, artrite, dores de cabeça e enxaquecas, rigidez muscular, tendinite, lesões musculares, fibromialgia, etc.
A ventosaterapia envolve a aplicação de copos especiais de sucção, em pontos previamente selecionados, para ajudar a reduzir a dor local, a inflamação, a tensão muscular e melhorar a circulação.
Quais dores podem aliviar com a ventosaterapia?
Dores musculares, dores articulares, dores nas costas, etc.
A acupuntura trata de forma eficiente dores de cabeça, enxaquecas, zumbido nos ouvidos, estresse, tensões musculares, auxilia a reduzir obesidade, dores lombares, osteoartrite, dores nos joelhos, dor no pescoço, fibromialgia, asma, rinite, bronquite, sinusite, gastrite, auxilia a suportar tratamentos quimioterápicos, dores pós operatórias, etc.
Mas você não precisa estar com alguma doença para se tratar com acupuntura. A acupuntura pode ser utilizada de forma preventiva, equilibrando o estado geral do paciente.